FILTROS PROTENERGY

Interferências harmônicas

Gerada por motores elétricos em variáveis rotativas, equipamentos com resistência elétrica, reator de lâmpada fluorescente, inversores de frequência, transformadores, chaves soft start, servo-motores, chaves tiristorizadas, etc., as interferências Harmônicas na rede, são responsáveis pela queima precoce de placas eletrônicas, Clps, contactoras, capacitores, lâmpadas, cabos elétricos…, núcleo de motores e transformadores, entre outros.

Além disso, distorcem a senóide da rede elétrica criando falsos pulsos eletromagnéticos, ou seja, toda vez que se liga uma máquina ou equipamento, são enviados ao relógio de medição, os pulsos eletromagnéticos dos mesmos informando o consumo, transformados em KhW nas faturas de energia por cálculos da companhia de energia conforme os TCs. Os Pulsos, através de seu campo magnético, arrastam as Interferências Harmônicas pela senóide, onde o medidor acaba por interceptá-las como se fossem pulsos, quando não são. Acabam assim, pagas pelos consumidores em forma de KwH.

O Sistema Prot-Energy capta as Interferências Harmônicas, descarregando-as no aterramento específico, deixando a rede Limpa, eliminando os “falsos pulsos” e como consequência, causando Redução em Kwh e melhorando o desempenho de funcionamento das máquinas, ocasionando ganhos de produção, resultando também em economias.

Interferências externas

A rede elétrica chega nos estabelecimentos carregada de interferências harmônicas geradas por todas as empresas e residências (chuveiros, ferro elétrico, máquinas lavar, etc.). Há também as chamadas interferências parasitas, ou seja, causadas pelas torres das redes de comunicações (rádio, TV, telefones fixos e celulares). O sistema prot-energy, instalado na chave geral de entrada, filtra as mesmas, descarregando-as no aterramento específico, deixando a rede limpa na empresa consumidora.

Variações de tensão

A frequência (velocidade) da rede elétrica no Brasil é de 60 Hz (hertz/60 ciclos/segundo). Quando há queda de energia, no retorno há uma sobre tensão, causando um impacto na rede. Também em dias de tempestade, ocorrem os picos de sobre-tensão. Esses são os principais causadores de queimas de equipamentos eletroeletrônicos. O Sistema Prot-Energy, através de suas potentes células varistoras, devia o excedente de 60 Hz para o aterramento específico, dando assim a devida proteção na rede elétrica da empresa.

É comprovado pelas empresas, após a instalação dos Equipamentos PROT-ENERGY, uma redução significativa em custos de manutenções elétricas.

Descarga elétrica (atmosférica)

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, inclusive o Paraná, sendo esse fenômeno crescente ano a ano. Fato comum em dias de chuva, pode, embora raramente, mas não impossível, cair na rede elétrica externa. Na ocorrência, a descarga atmosférica segue pela rede elétrica causando sérios e graves danos. O Sistema Prot-Energy quando instalado na chave geral, capta essa descarga desviando-a para o aterramento específico, dando a devida proteção à empresa consumidora.

Temos comprovado, nesses casos, a eficiência dos Filtros Prot-Energy em algumas empresas onde houve essa incidência.

Picos gerados por motores

Todo motor elétrico quando ligado, causa na sua arrancada (partida), um pico de energia, sendo este registrado pelo relógio da concessionária, salvo quando a empresa tenha chave soft start ou triângulo estrela. O sistema Prot-Energy ameniza esses desperdícios.

Parâmetros para a instalação

Do Aterramento:

É necessário um aterramento perfeito, com a indução do terra com resistência abaixo de 5 Ohms, para que o Sistema Prot-Energy atinja o perfeito funcionamento das funções. Não pode ser utilizado o padrão da rede existente. Nossa equipe técnica instala um novo aterramento profundo com imersão de no mínimo 100mt de cabo de cobre nú 35mm normatizado, em uma broca de 12 mts de profundidade (vertical) ou uma vala de 4 mts de profundidade x 8 mts de comprimento (horizontal).

Dos Equipamentos
Prot-Energy:

A quantidade e o tipo de equipamentos Prot-Energy a serem instalados, dependem da carga de amperagem, tensão (volts) e dos tipos de máquinas e equipamentos existentes, potência dos motores, tipos de resistências elétricas utilizados pela empresa e de como está disposta a rede de distribuição interna através dos quadros de energia. Essa verificação é feita por nossa equipe técnica e através desses dados, teremos a planta unifilar para assim mensurarmos e concluirmos um projeto de instalação, caso a caso especificamente.